sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Resumo critico: Evolução e religião; Evoluir ou não evoluir?; A Rainha Vermelha e o Bobo da Corte.

Rainha Vermelha e o Bobo da Corte

A resistência de alguns grupos religiosos à evolução é um problema que me deixa simultaneamente perplexo e entristecido. Como racionalista de carteirinha e cientista militante, tenho dificuldade em entender essa situação. Como pode um indivíduo pensante desprezar evidências empíricas gritantes e concretas para adotar em seu lugar um pensamento anticientífico, com base apenas em revelações e escrituras milenares de origem obscura que alegam ser de autoria divina?

A ciência da evolução não precisa se modificar as crenças religiosas e sim a religião se adaptar com a realidade da evolução. Pois, a teoria de evolução é comprovada com evidências de dados paleontológicos, geológicos e fisiológicos.

Darwin escreveu a origem das espécies e explicou a teoria da evolução, fato realizado a partir da seleção natural. E em momento algum ele propôs a inexistência de Deus, ele simplesmente não precisou desta hipótese para explicar a origem dos seres vivos.

“Existe um desenho aparente nos organismos vivos. Mas a seleção natural é suficiente para explicar isto. Não é necessária a hipótese da existência de um desenhista.”

Assim a evolução por seleção natural é perfeitamente compatível com a crença na existência de Deus. Importante é frisar que os evolucionistas não se preocupam com estás questões espirituais e sim com a geração da diversidade dos seres vivos na Terra.

No meu ponto de vista, como adepto ao evolucionismo, os fatos científicos comprovam e reforçam a teoria da evolução. O problema é que em tempos antigos, a religião foi muito forte e vem sendo até hoje, isto é passado de pai para filho entre os povos. Mas hoje em dia com a ciência em alta, isso tem mudado a forma de pensar de muitos povos.

Algumas pesquisas recentes mostram que a popularidade do evolucionismo no mundo chega a 80%, comprovando uma grande aceitação da teoria da evolução, principalmente em países da Europa e da Ásia.

No Brasil, o IBGE pesquisou, e o criacionismo ainda prevalece, mas pode se notar grandes mudanças, pois, muitos estão relacionando o evolucionismo com o criacionismo.

Algo que explica essas mudanças é a questão da educação. Muitas escolas optam pelo ensino religioso, isso pode afetar no entendimento da evolução levando a divergências. Uma vez que um aluno já vem de casa com um pensamento religioso (o que é normal e mais acontece) e chega à escola, se depara com duas formas de como a vida se originou, a religiosa e a científica. Isso ocasionara dúvidas quanto ao método científico, que pelo modo racionalista é o mais correto.


Referência Bibliográfica:

PENA, S. D. 2009, Evolução e religião, Instituto Ciência Hoje.

LOVATI, F. 2009, Evoluir ou não evoluir?, Instituro Ciência Hoje.

COSTA, F. A. P. L. 2009, A Rainha Vermelha e o Bobo da Corte, Instituto Ciência Hoje.

Lucas Leal de Andrade, graduando em Ciências Biológicas pela UNEMAT - Campus de Tangará da Serra.



Um comentário:

  1. certo meu rapaz mas segundo as teorias das ciências não está nada comprovado que o homem vem dessas teorias ciêntificas.sem um ser supremo,nada teria sido feito.Se a teoria disse que o homem veio do macaco,por exemplo,de onde ele veio?do espaço?me explique isso.por isso que não posso consentir que essas teorias estam cretas.

    ResponderExcluir