domingo, 12 de setembro de 2010

Resumo do Filme: HOME, o mundo é a nossa casa!


HOME – O mundo é nossa casa

A Terra se formou a partir de partículas de poeira cósmica, o milagre da vida então ocorreu. Nos lagos quentes da terra originou-se as Arqueobactérias, há 4 bilhões de anos atrás, se alimentando do calor da terra. Exceto as Cianobactérias, as Algas Verdes, que possuem a capacidade de obter energia do sol e são os ancestrais das plantas de hoje em dia. Essas bactérias foram às responsáveis pela alteração da atmosfera, mudando o destino do Planeta, com a transformação do CO2 em O2, liberado na atmosfera. Podendo assim, gerar outras formas de vida na terra.

Com a vida na Terra, toda espécie tem a sua função e o seu lugar, todos se balanceiam. E a 200 mil anos o Homem surgi nessa história mudando a face da Terra. Começando com: a agricultura, que foi a primeira grande revolução, a menos de 10 mil anos dando a luz a cidades e civilizações. Em seguida, a humanidade encontrou uma forma de explorar as energias submersas na terra, como óleo, gás, carvão e minérios. Isso gerou uma rápida mudança no Planeta, uma revolução industrial aconteceu, criação de maquinas, fábricas, grandes edificações e etc., a tecnologia tomou conta.

Quanto mais o mundo cresce, maior é o consumo de energia e essa energia não está sendo renovada. Como a água, que está ficando escassa com o passar dos tempos, a falta de água poderá afetar 2 bilhões de pessoas antes de 2025.

As florestas são os pilares do balanço climático de que dependemos. Em 40 anos a maior floresta tropical do mundo foi reduzida em 20%, a floresta amazônica, todo o desmatamento no planeta está voltado para a agricultura, pecuária e industrialização.

O transporte, industrias, desmatamento, agricultura. Nossas atividades são responsáveis pela liberação de grandes quantidades de carbono, mudando o balanço climático do Planeta. Ocasionando um aquecimento global, que está afetando muito nosso Planeta e só quem tem a perder com isso somos nós, as espécies de seres vivos aqui da Terra.

Mas alguns países ainda são pessimistas e estão dando a volta por cima. Fortalecendo a cultura, educação e inovação. ONGs desenvolvendo solidariedade. A preservação está cada vez mais em alta no Planeta, beneficiando a todas as espécies.

Cabe a nós escrever o que acontecerá daqui pra frente JUNTOS.

Lucas Leal de Andrade, graduando em Ciências Biológicas pela UNEMAT - Campus de Tangará da Serra.

PS: Para mais detalhas assista ao filme.

10 comentários:

  1. E Deus, onde fica nessa história? Não há como negar a "Sua" existência!

    ResponderExcluir
  2. Se vc pedir pra ele, por acaso ele vai reverter isso? Eu axo que não, eu tenho fé que algum dia todas (ou quase) pessoas vão mudar todos os seu hábitos para parar com as mudanças drásticas no meio ambiente, mas não adianta eu ficar sentado rezando pra deus, enquanto eu poderia estar estudando uma nova forma de reduzir a emissão de gás metano advindo do trato ruminal dos bovídeos.
    Pense nisso...

    ResponderExcluir
  3. Estamos falando de ciência não de Deus, se quiser teorias do evangelhos leia a biblia ou frequente um grupo de estudiosos das passadas da biblias, e espitituais !

    ResponderExcluir
  4. acredito que deus e ciencia andam juntas,por esse motivo creio que deus criou a terra, mas nós seres humanos nao estamos sabendo aproveitar o que ela tem de melhor para oferecer, esbanjando tudo,usando mais do que precisamos, e deus nos deu o livre arbitrio para fazermos nossas escolhas,e se essa foi a escolha da maioria o que fazer?MUITO não precisamos de todos pra mudar,basta mudar ou pelo menos tentar.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho meu lado religioso, mas na hora dos estudos eu cito apenas a ciência.
    Religião é uma particularidade de cada um, e uma escolha de cada um também. Mas aqui estamos falando de ciências exatas e comprovadas. Entenda a diferença, aceite-a e a respeite. Assim como respeitamos a crença de cada um e não a citamos!

    ResponderExcluir
  6. Alguns países estão sendo pessimistas? Autora, reveja o conceito de pessimista para empregá-la corretamente. #Dica

    ResponderExcluir
  7. muito bom o resumo, ja assisti o filme, mas esse resumo esclareceu mais, me ajudou muito com meu trabalho. obrigada

    ResponderExcluir
  8. É POR ISSO QUE O NOSSO PLANETA VAI A CADA VEZ PIOR. A HUMANIDADE NEM SEQUER FAZ QUESTÃO DE LEMBRAR QUE TUDO ISSO FOI DEUS QUE CRIOU E QUE CABE A NÓS RESPEITÁ-LA E CONSERVÁ-LA...

    ResponderExcluir
  9. Enquanto não deixarmos o consumismo de lado, e a ganancia por dinheiro não for controlada, sempre estaremos levando o nosso mundo as ruínas.

    ResponderExcluir